9.gif

Páginas

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

OS SISTEMAS

OS SISTEMAS

Transcrevo em nome de  minha filha Aédra Dessirée, jovem estudiosa:E que quer tentar a carreira de medicina....Vai lá filha...Salva vidas!


Nosso corpo é formado por trilhões de células que são vidas microscópicas, sendo que nos diversos sistemas existentes possuem integração que por sua vez funcionam em perfeito sincronismo de trabalho ativo e metódico, para a manutenção da saúde dos usufrutuário. Passaremos a descrever alguns destes sistemas para que possa entender melhor.

SISTEMA NERVOSO – neste ponto encontra-se o encéfalo (cérebro, cerebelo e tronco cerebral) protegido pela caixa craniana; a medula raquiana protegida pela coluna vertebral. É o centro coordenador dos movimentos e intervém também no equilíbrio do corpo e na orientação. O cérebro é o órgão onde se radicam a sensibilidade consciente, a mobilidade voluntária e a inteligência; por este motivo é considerado como o centro nervoso mais importante de todo o sistema. Apresenta um profundo sulco que chega até o corpo caloso e o divide em dois hemisférios simétricos (esquerdo e direito). A córtex cerebral constitui o nível superior na organização hierárquica do sistema nervoso; se encontra repregada apresentando pregas ou circunvoluções e figuras ou canais. O córtex cerebral não é homogêneo, encontrando-se diferenças na espessura total, nas das diferentes capas e na conformação celular fibrilar. O cerebelo apresenta dobras em sua superfície e a substância cinzenta de sua parte cortical penetra no interior da branca, formando arborizações chamadas "árvore da vida"; entre seus dois hemisférios se interpõe uma pequena saliência que lembra um verme chamado Vernix. Existem milhões e milhões de células cerebrais, os neurônios ( em torno de 100 milhões) são especiais pois respondem aos diversos apelos de nossos corpo. O sistema nervoso envia ordens pelos impulsos elétricos usando para isso a extensa cadeia de filamentos nervoso que cruzam de ponta a ponta nossa massa orgânica.  

1) Seu cérebro lhe envia constantemente "sinais" de mal-estar ou bem-estar quando se trata de suas emoções, seus pensamentos, sua capacidade criativa ou de desenvolvimento em geral.
2) Cada uma dessas quatro áreas tem uma maneira de perceber, selecionar e processar as informações necessárias para cumprir unicamente sua tarefa específica  


SISTEMA CIRCULATÓRIO – possui uma extensão maravilhosa, dinâmica, sistemática de veias, vasos e artérias percorrendo todo o corpo e levando diariamente os 4,5 a 5 litros de sangue pra funcionamento de irrigação e vitalização do organismo. Todas as células do nosso organismo têm necessidade, para manter-se em vida e desempenhar as suas funções, de receber oxigênio e materiais nutritivos. A tarefa de transportar a elas esses elementos cabe ao sangue, o qual, por sua vez, recebe das células as substâncias de rejeição. Para realizar esse re-fornecimento, o sangue tem necessidade de "circular" continuamente: Os canais dentro dos quais o sangue circula são os vasos sangüíneos, enquanto o coração é a bomba que dá ao sangue o seu impulso para circulação. Coração e vasos constituem, no seu conjunto, o aparelho circulatório.
Tum, tum, tum, bate coração..." O coração bate mais forte quando a gente pula corda, joga futebol, brinca de pega-pega ou corre por aí. Por quê? Quando nos movimentamos rapidamente, gastamos mais energia. Então o sangue tem que circular depressinha, porque tem muita coisa para fazer:-Alimentar cada célula -levar embora o "cocô" da célula (aquilo que ela não aproveita do alimento) -trazer ar novo para os pulmões -expulsar o ar usado. O sistema circulatório é formado por:
-Uma bomba que impulsiona o sangue através do organismo: o coração.
-Um sistema de vasos que inclui: artérias, arteríolas, veias, vênulas e capilares.
-O sangue. O coração ocupa uma posição central na cavidade torácica, e tem o tamanho equivalente a uma mão fechada. Ele se divide em duas metades, direita e esquerda, por uma membrana. Cada lado tem duas cavidades: uma aurícula (cavidade receptora) e um ventrículo (cavidade de descarga). Estas duas cavidades se comunicam através de um orifício auriculoventricular, e cada uma é dotada de uma válvula. O coração é um órgão de natureza muscular que se contrai...  


SISTEMA DIGESTIVO – SERÁ PRECISO FALAR? Ele faz o trabalho de recepção e assimilação de alimentos. Nosso corpo enche-se diariamente de resíduos tóxicos (mortais) que são praticamente o resultado das reações químicas no interior das células. A amônia, o acido úrico, a uréia entra em ação através do sistema excretor e nos livra dos perigosos resíduos nos livrando de morte certa. No aparelho digestivo podemos distinguir duas partes: - o tubo digestivo, no qual caminham os alimentos; - as glândulas anexas, as quais produzem os sucos digestivos, que determinam, quimicamente, a transformação dos alimentos, isto é, a sua digestão. TUBO DIGESTIVO O tubo digestivo se estende da boca, que é a sua abertura inicial, ao ânus, que constitui a sua abertura terminal. Compõe-se de várias partes que examinaremos sucessivamente

SISTEMA GLANDULAR - Há no organismo algumas glândulas das quais a função é essencial para a vida. São conhecidas pelo nome de "glândulas endócrinas" ou de secreção interna, porque as substâncias por elas elaboradas passam diretamente para o sangue. Estas glândulas não têm, portanto, um ducto excretor, mas são os próprios vasos sangüíneos que, capilarizando-se nelas, recolhem as secreções. As glândulas de secreção interna ou endócrinas distinguem-se, assim, nitidamente, das glândulas de secreção externa, ditas exócrinas; estas últimas são, na verdade, dotadas de um ducto excretor e compreendem as glândulas do aparelho digestivo, como as glândulas salivares, o pâncreas, as glândulas do estômago e do intestino etc.
As glândulas endócrinas secretam substâncias particulares que provocam no organismo funções biológicas de alta importância: os hormônios. As principais glândulas endócrinas do organismo são o pâncreas, a tireóide, as paratireóides, as cápsulas supra-renais, a hipófise, as gônadas. As atividades das diferentes partes do corpo estão integradas pelo sistema nervoso e os hormônios do sistema endócrino. As glândulas do sistema endócrino secretam hormônios que difundem ou são transportados pela corrente circulatória a outras células do organismo, regulando suas necessidades. As glândulas de secreção interna desempenham papel primordial na manutenção da constância da concentração de glucose, sódio potássico, cálcio, fosfato e água no sangue e líquidos extracelulares. A secreção se verifica mediante glândulas diferenciadas, as quais podem ser exócrinas (de secreção externa) ou endócrinas (de secreção interna). Chamamos glândulas exócrinas as que são providas de um conduto pelo qual vertem ao exterior o produto de sua atividade secretora, tais como o fígado, as glândulas salivares e as sudoríparas. E as glândulas endócrinas são aquelas que carecem de um conduto excretor e portanto vertem diretamente no sangue seu conteúdo, como por exemplo, a tiróide, o timo, etc. Existem além disso, as mistas que produzem secreções internas e externas, como ocorre com o pâncreas (que produz suco pancreático e insulina) e o fígado Hormônio: é uma substância secretada por células de uma parte do corpo que passa a outra parte, onde atua pouca concentração regulando o crescimento ou a atividade das células. No sistema endócrino distinguimos 3 partes: célula secretória, mecanismo de transporte e célula branca, cada uma caracterizada por sua maior ou menor especificação. Geralmente cada hormônio é sintetizado por um tipo específico de células.  



SISTEMA IMUNOLÓGICO – Imaginem um batalhão onde soldados são treinados para reconhecerem os inimigos e logo entrarem em ação protegendo o quartel da invasão. Assim é o sistema imunológico são milhões de soldados capazes de pressentir os invasores nocivos ao corpo e aptos a atacar o alvo para que não se perturbe a manutenção física. Eles fazem o patrulhamento diariamente nas diversas áreas do organismo e caso ocorra algo de estranho controlam a invasão de vírus, toxinas e bactérias e, se por ventura algo sair do seu treinamento envia rápido mensagem ao cérebro que um elemento prejudicial está na “área” e que não foi possível o controle. Por sua vez o cérebro determina reações físicas para que a pessoa “se ligue” e procure ajuda externa. Uma grande parte de nossos soldados são os glóbulos brancos



SISTEMA RESPIRATÓRIO - respiração é uma das funções essenciais do organismo. Consiste em fornecer oxigênio ao sangue, oxigênio esse que será levado a todas as células. Sem oxigênio, os tecidos, e, portanto, o organismo inteiro, não poderiam viver. O oxigênio está contido no ar e o ar entra em contato com o sangue, mediante um aparelho chamado "respiratório". Permite ele as trocas entre o sangue e o ar: o ar cede ao sangue o oxigênio; o sangue, por sua vez, por meio dos pulmões, abandona o anidrido carbônico que é um produto de rejeição da respiração das células. A respiração se exerce por meio de uma série de atos tais que permitem a passagem do ar através das vias respiratórias. Começando pelo nariz, que é onde a gente pega o ar. Dentro do nariz, há um monte de pêlos. Eles servem como um filtro, já que o ar pode estar sujo. Mas por quê a gente respira? Porque somos formados por células, milhões de células, e cada uma precisa de um pouco de ar. Tem que ter ar para todas! E quando a gente faz um exercício físico, como dançar ou jogar futebol, as células precisam de mais ar. Por isso a gente respira mais depressa e o nosso coração bate mais forte. Mais ar! Mais ar!  

A respiração é a função mediante a qual as células vivas do corpo tomam oxigênio (O2) e eliminam o bióxido de carbono (CO2). É um intercâmbio gasoso (O2 e CO2) entre o ar da atmosfera e o organismo. O sangue circula dentro de diminutos vasos adjacentes a cada célula corporal e são os glóbulos vermelhos do sangue que levam oxigênio aos tecidos e extraem bióxido de carbono. Nos pulmões, os glóbulos vermelhos descarregam seu bióxido de carbono no ar e dele tomam sua nova carga de oxigênio. O processo se chama hematose.

-“Nossa! São muitos sistemas e se formos descriminar o funcionamento como se deve seria melhor retomar os livros e dar uma boa pesquisada.

Mas, mamãe..o que tudo isso tem haver com o tema alcoolismo? Já sei” - Disse-me ela

Eureka!...existem mil formas de danificar e emperrar o funcionamento destes sistemas e uma delas e a ingestão de álcool. Por favor amigos..que não se sintam ofendidos os apreciadores de bebidas alcoólicas, mas tenho a certeza que se soubéssemos como seria essa danificação pensaríamos duas vezes em tentar “encher o taque” com o combustível errado, só que estas informações chegam tarde demais para o usuário do álcool.
Mas o que seria necessário para que trilhões de células possam se alimentar e nós é forneceremos os meios de alimentar tantas bocas?
Carnes, legumes, massas, saladas, cereais, frutas, sucos etc. as principais fontes de alimentação...a


Um abração..

Aédra Dessirée  

Nenhum comentário:

Postar um comentário